UM NOVO FORMATO PARA UM BELO CAMPEONATO
No Brasil há muito tempo vêm sendo discutido uma formula de adequar o calendário brasileiro de futebol ao europeu, acredito que não seja interessante o campeonato ser disputado da mesma forma e moldes do futebol do velho continente, lá já está consagrado e as competições são dominadas por apenas algumas equipes, aqui temos um equilíbrio maior, lá fora os times de mais conquistas passam de dez títulos e aqui somente as equipes mais vencedores têm seis taças de campeão nacional.
Podemos reformular repaginando o nosso futebol, poderíamos ter um campeonato brasileiro com a mesma quantidade de equipes, só que de uma forma diferente, a mesmo tempo em formato de pontos corridos e mata-mata. É simples o torneio seria divido em dois turnos, no primeiro o campeão já garante vaga na final do campeonato. O vencedor do segundo turno também garante na final, o clube que vencer os dois turnos, automaticamente se torna o campeão da temporada.
A classificação para os torneio Libertadores, seria assim, o vencedor de cada turno garante a vaga e o vice também. No caso se o campeão primeiro e do segundo turno for o mesmo, hoje o brasileiro de futebol garante quatro vagas na competição continental. Sobraria uma vaga, e os terceiros colocados à disputariam.
O critério de rebaixamento seria semelhante, os quatro últimos do primeiro enfrentariam em repescagem os quatros últimos do segundo para decidir quem cai para a segunda divisão. Caso tenha um clube entre os quatros no primeiro ou no segundo turno, e no outro este time ser o vice-campeão ou o vencedor do turno, só não disputaria a repescagem, se torna-se o campeão brasileiro, decretando assim a queda do seu adversário na repescagem.
No campeonato o segundo turno deve zerar todos os times é como começar novamente o torneio, assim desta forma vamos ter um bom produto e lembrando que para vencer o turno é por pontos corridos e para ganhar o campeonato brasileiro a equipe disputa mata-mata, sem precisar copiar o os europeus e tendo uma nova forma de mostrar uma competição de futebol.
Felipe Dias











